Incentive o Basquete para crianças







O basquete é um excelente esporte para desenvolvimento infantil.

A iniciação ao basquete pode ser feita desde muito cedo, mas a prática propriamente dita deve ter início a partir dos 6 anos com as escolinhas, sendo apresentado de maneira lúdica.

 ) basquete contribui com muitos benefícios físicos para as crianças, como:

- Uma melhor coordenação.

- Uma maior concentração e uma espetacular rapidez de reflexos.

- Também desenvolve a agilidade e as habilidades locomotoras, além de contribuir com uma grande resistência.

- Como todos os esportes infantis, o basquete cuida e protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular.

banner image

 

Os benefícios são inúmeros e entre eles podemos destacar: condicionamento físico, adaptação espacial, coordenação motora global, equilíbrio dinâmico, força, agilidade, entre outros.

Na faixa etária entre 6 e 12 anos, o basquete não deve ter um caráter de treinamento. Assim sendo, o mini basquetebol é muito indicado para essa faixa etária. O treinamento precoce pode causar vários problemas às crianças, entre eles as lesões musculares. O trabalho de inclusão também deve ser realizado nessa fase, principalmente com aquelas crianças que apresentam dificuldades motoras. Incentivar, elogiar e valorizar a criança durante a prática aumentam seu desempenho e fortalecem a autoestima dos nossos pequenos. Uma das suas maiores vantagens em relação a outros esportes é que se pode jogar tanto ao ar livre como em uma pista coberta, por isso o inverno ou o mal tempo não é obstáculo para que as crianças continuem jogando.

Mas como começar? Em primeiro lugar, mostrando à criança que o objetivo do jogo é arremessar a bola dentro da cesta. Depois mostrar a quadra, explicar sobre as linhas, de maneira gradual. Uma vez que as crianças tenham o entendimento dos objetivos básicos do jogo, pode-se iniciar o trabalho de fundamentação do esporte, isto é, como jogar. Tudo deve ser muito gradativo para que exista sempre o estímulo e motivação para continuar na prática esportiva.

A partir dos 12 anos, os treinamentos passam a ser mais técnicos. O objetivo do basquete nessa faixa etária passa a ser a introdução das crianças às regras do jogo e prepará-las para o nível competitivo.

Por ser um esporte muito rápido e ágil, o basquete torna-se envolvente e apaixonante. Porém é um esporte de equipe. Assim sendo, o processo de sociabilização também torna-se extremamente importante na prática dessa modalidade. Um jogador depende do outro para que o jogo aconteça. No basquete, nenhum jogador é campeão sozinho. Assim, os trabalho de drible, passes, arremessos, marcação, serviços passam a ser um projeto muito maior do que simplesmente ensinar o jogo em si. Deve existir uma base sólida do trabalho em equipe, do respeito ao próximo, da cumplicidade.

O basquete é um esporte muito divertido e dinâmico. Afasta a criança do sedentarismo e lhe proporciona segurança em si mesma e também promove uma boa autoestima. Com todas essas vantagens, é possível que o basquetebol seja um dos esportes ideais para as crianças. 



CURSO ONLINE Basquete Educacional - Tudo que você precisa saber para dar aulas de basquete do absoluto ZERO!

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Manual para Professor de Basquete



Comente:

Incentive o Basquete para crianças Incentive o Basquete para crianças Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 06:16 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.